[TUTORIAL] Adaptador Wireless TP-LINK TL-WN821N - RTL8192EU
Nota importante
O driver que vou usar serve para qualquer adaptador wireless que use o chipset RTL8192EU
Tutorial adaptado de https://github.com/Mange/rtl8192eu-linux-driver
Com referências da documentação oficial do Fedora - GRUB e Dracut - para fazer a adaptação do tutorial original (feito para Debian/Ubuntu).
Instalando as dependências
sudo dnf install git dkms kernel-headers @development-tools
Fazendo o clone do repositório
git clone https://github.com/Mange/rtl8192eu-linux-driver
Instalando o driver
Entre na pasta do drivercd rtl8192eu-linux-driver
Adicione o driver ao dkms
Obs.: repare no ponto (.) no final do comandosudo dkms add .
Compile e instale o driversudo dkms install rtl8192eu/1.0
Coloque o driver genérico na blacklist para que não seja carregadoecho "blacklist rtl8xxxu" | sudo tee /etc/modprobe.d/rtl8xxxu.conf
Coloque o driver para ser carregado com o sistemaecho -e "8192eu\n\nloop" | sudo tee /etc/modules-load.d/rtl8192eu.conf
Atualize o GRUBsudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg
Se seu sistema for EFIsudo grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg
Sobrescreva o initramfssudo dracut --force
Reinicie o sistemasystemctl reboot -i
Se tiverem alguma dúvida ou encontrarem algum problema no tutorial, comentem abaixo. Abraços!
Comentários
-
Acabei de validar o tutorial, funciona rsrs.
0 -
Ótimo! Eu tive um de outra marca, mas com esse chipset e tive que deixar de usar pois não tinha performance com o driver nativo do linux.
0 -
@Flira00 pois é. Eu não usava o Fedora em casa por causa disso, até que resolvi pegar o driver e instalar com o dkms. Foi bom pq eu nem conhecia o dracut kkkk
0 -
@leandroramos Então o problema era só com o Fedora??? Outras distros estavam de boa? rsrsrs... bom, eu troquei o adaptador, mas o Fedora fica. rsrsrs
0 -
@Flira00 Não, o adaptador não funcionava em outras distros também, mas o tutorial no Github era só para Debian/Ubuntu/Derivados - minha preguiça era de adaptar para o Fedora (alguns comandos e arquivos são diferentes).
0 -
@leandroramos Ah tá!! Ótimo então! Já fica a dica ai pra galera que serve no Fedora também!
0 -
Não sei se alguém ainda vai ler esse tópico.
Desde que migrei para o Fedora eu sempre utilizei uma gambiarra para ter wifi.Uma vez que o sistema reconhecia o adaptador mas não conectava nas redes percebi que poderia ser alguma configuração. Pesquisando percebi que tinha a ver com a randomização do MAC.
O que eu fazia era:
sudo vi /etc/NetworkManager/conf.d/disable_mac_rand.conf
Dentro do aquivo colocava o seguinte:
[device] wifi.scan-rand-mac-address=no
Então reiniciava o NetworkManager com o comando
sudo systemctl restart NetworkManager
A placa wifi do meu note queimou por isso utilizo um dongle. Com o método que utilizava conseguia conectar nas redes e utilizar o adaptador wifi porém a performance não era o que deveria.
Com o método que o @leandroramos postou o sinal ficou exatamente como deveria ser 100% .
0 -
Muito obrigado, @nandeco - eu ainda uso o método que você mostrou para uma outra situação, no Debian. Obrigado por complementar o post.
0 -
@leandroramos Feliz em trazer um pouco mais de informação para o forum e ajudar...
0 -
As atualizações de kernel quebram o driver?
0 -
Funciona muito bem com FEDORA 34, parabéns...
0 -
Opa, tudo bom? Funcionou perfeitamente, mas tive de atualizar o sistema antes de seguir seu tutorial, gratidão amigo, forte abraço!
0 -
Tutorial fantástico.. Resolveu minha vida aqui.
Fedora 35 em 2022, kernel 5.14.10-300.fc35.x86_64
Grato, Leandro.0
Salas de discussão
- 721 Todas as salas de discussão
- 5 Eventos
- 402 Fedora
- 7 CoreOS
- 137 Spins
- 11 CINNAMON
- 28 GNOME
- 63 KDE
- 10 LXDE